Porto Maravalley: conheça o hub tecnológico do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro sempre foi conhecido por suas praias e paisagens deslumbrantes. Porém, a cidade está se tornando também, um polo de inovação e tecnologia e o projeto Porto Maravalley é uma parte fundamental dessa transformação!

Nos últimos anos, o Rio tem se esforçado para ser muito mais do que apenas um destino turístico. Em outras palavras, o objetivo é criar uma espécie de “Vale do Silício Carioca”, isto é, uma referência em educação e tecnologia.

Quer saber mais sobre essa história? 

Então, fique por aqui até o final!

Primeiramente, o que é o Projeto Porto Maravalley?

Apresentado em meados de novembro de 2022, o projeto Porto Maravalley — ou POMAR — é um empreendimento audacioso que visa unir educação e tecnologia no coração do Porto Maravilha

Espera-se que esse hub de inovação, onde estarão concentrados investidores, empresas e startups, ficará situado na cidade do Rio de Janeiro, quando as obras forem finalizadas, em outubro deste ano. 

A previsão, inicialmente, era que a entrega acontecesse no primeiro semestre de 2023. O espaço tem 10 mil metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 30 milhões.

Além disso, este hub de educação e tecnologia não se limita apenas a oferecer cursos de graduação, pois uma das suas principais metas é transformar a região portuária do Rio de Janeiro em uma região que seja referência em tecnologia

Após a conclusão das obras, uma associação de empresas assumirá a responsabilidade pela gestão e manutenção desse empreendimento.

Quem faz parte do Projeto POMAR?

O projeto Porto Maravalley faz parte de uma iniciativa maior da Prefeitura do Rio de Janeiro para posicionar a cidade como a capital da Inovação e Tecnologia, bem como citamos.

Entretanto, o setor não está sozinho nessa empreitada, já que se junta a outras iniciativas igualmente relevantes, como o Programadores Cariocas, o Sandbox Regulatório, o Crypto Rio e a Lei da Liberdade Econômica. 

Como se não bastasse, a cidade está atraindo grandes eventos internacionais, como o Web Summit, que está programado para acontecer na capital carioca durante os próximos seis anos.

Como o Porto Maravalley quer transformar o Rio de Janeiro?

Uma das transformações mais notáveis que o Porto Maravalley está impulsionando é a urbana. 

A Zona Portuária do Rio de Janeiro, negligenciada por muito tempo, está passando por uma revitalização completa, a fim de se tornar um polo tecnológico de renome internacional. 

Agora, a região possui infraestrutura moderna e fácil acesso ao transporte público, tornando-a ideal para o networking entre empresas de tecnologia, investidores e talentos de diversas áreas do mercado.

Em adição, o setor da construção civil está investindo maciçamente no local, com a construção de empreendimentos residenciais. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, mais de 13 mil pessoas estejam morando na região. 

Isso representa um aumento impressionante de 45% na população dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade.

IMPA Tech e a Inovação da Educação Superior

Outro aspecto que merece destaque no Projeto Porto Maravalley é o IMPA Tech, que oferecerá o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em Matemática Aplicada. 

O programa visa criar uma conexão entre a educação básica e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a pós-graduação.

Resumidamente, o IMPA Tech é um curso de quatro anos que oferece uma proposta única no País, com foco em Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física, todas integradas entre si. 

A seleção dos alunos será baseada no desempenho na OBMEP e em olimpíadas de conhecimento. Além disso, os 100 novos estudantes admitidos a cada ano receberão alojamento e bolsas de estudo para viver no Rio de Janeiro.

Um Hub Tecnológico em Crescimento

Também vale a pena mencionar que a empresa Technion foi escolhida por meio de licitação para realizar as obras no galpão que abrigará o IMPA Tech. As intervenções vão incluir:

  • Abertura de acessos e janelas com vista para o Passeio Ernesto Nazareth;
  • Obras para climatização do espaço;
  • Construção de um mezanino. 

Tudo isso contribuirá para criar um ambiente de aprendizado de ponta para os futuros líderes da tecnologia.

Em suma, o Porto Maravalley é um projeto ambicioso que está moldando o futuro tecnológico do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, transformando a realidade urbana, como um todo, dessa região!

Citius Coworking | Faça Parte dessa Revolução

E se você deseja fazer parte dessa transformação tão marcante não só para o Rio, mas para o País, saiba que é mais fácil do que você imagina levar sua empresa para a região do Porto Maravalley. 

A Citius Coworking está presente nessa área, disponibilizando espaços de trabalho flexíveis, colaborativos, modernos e completos para negócios que pretendem aproveitar ao máximo essa atmosfera inovadora! 

Portanto, junte-se àqueles que estão fazendo a revolução tecnológica acontecer e aproveite o mar de oportunidades que o ambiente tem a oferecer conhecendo as soluções da Citius Coworking!