Conheça as vantagens do coworking para startups

Cada vez mais pessoas optam por tirar as ideias do papel e dar os primeiros passos para iniciar suas startups. Muitas vezes, elas começam trabalhando em casa, mas logo veem a necessidade de terem um espaço mais adequado para o trabalho.

Os escritórios de coworking têm atendido a essa demanda, oferecendo toda a infraestrutura de uma empresa para empreendedores, freelancers e demais pessoas que não desejam trabalhar em home office.

O coworking é um ambiente equipado com mobília de escritório e com recursos tecnológicos necessários para negócios, como internet de alta velocidade e linha telefônica, além de espaços diferenciados como salas de reuniões e eventos, áreas de descanso, convivência e café.

Quais outras vantagens existem no coworking para startups? Continue a leitura e veja pontos especiais para empreendedores!

1. Ajuda a consolidar a imagem no mercado

Para quem está começando uma startup, é muito importante transmitir credibilidade e seriedade aos clientes, investidores, colaboradores ou qualquer pessoa relacionada ao negócio.

Em geral, possuir um endereço físico comercial e um espaço adequado para reuniões gera uma imagem de mais profissionalismo. Assim, o empreendedor conquista pontos a favor da confiança de sua rede de colaboradores, dando passos mais assertivos em direção aos seus objetivos.

2. Reduz gastos iniciais

O empreendedor sabe que seu negócio requer um investimento inicial considerável, principalmente se ele pensa em abrir uma sede.

Todas as despesas com alocação, mobília, contratação de serviços, registro de Pessoa Jurídica, entre muitas outras, podem ser fatores de desencorajamento quando se trata de começar ou de manter uma startup.

Portanto, ter as despesas em relação ao local de trabalho reduzidas praticamente ao preço de uma mensalidade pode ser o alívio de contas que muitos empreendedores estavam esperando.

Nos espaços de coworking, é possível pagar por períodos de tempo de uso (diários, semanais, mensais), o que facilita muito o controle financeiro.

3. Ajuda a encontrar parceiros de negócios

O compartilhamento de ideias e de contatos profissionais — o networking — fervilha nos escritórios de coworking para startups. Neles, é possível encontrar pessoas em situações parecidas — de estarem se arriscando e apostando em suas ideias —, então não é improvável que muitas delas sejam compatíveis e possam se tornar parceiras de negócios.

Também há contato com pessoas de áreas como Marketing, Direito, Jornalismo, TI e Design trabalhando nesses locais e que podem prestar serviços como freelancer, de acordo com as necessidades da sua startup.

4. Regula seus horários

Muitas pessoas que trabalham por conta própria têm dificuldade em regular seus horários de trabalho, seja pelo excesso, seja pela falta: o empreender pode perder a conta das horas trabalhadas ou, pelo contrário, procrastinar demais.

O ato de ir e voltar do coworking estipula uma rotina como a de quem trabalha em uma empresa: tem horário de entrada e de saída. Apesar de também requerer disciplina, caso você se proponha a ficar de 6 a 8 horas no local, é possível ajustar seus horários de acordo com sua demanda de trabalho, o que também é benéfico.

Agora que você já sabe algumas vantagens do coworking para startups, o que acha de conhecer e experimentar um espaço assim? Entre em contato conosco e conheça nossas propostas!