7 dicas de marketing pessoal para empreendedores iniciantes
7 dicas de marketing pessoal para empreendedores iniciantes
Se tem uma coisa que todo empreendedor descobre quando está iniciando um negócio é que existem muitas coisas para aprender caso queira ter sucesso na gestão da sua empresa: como posicionar sua marca no mercado, como buscar novos clientes, como treinar uma equipe, fazer a gestão financeira e um item que não pode faltar na lista de quem quer ter sucesso — o marketing pessoal.
Por mais que o profissional seja qualificado e sua empresa tenha um bom produto/serviço, o mais importante é que as pessoas percebam isso. E o marketing pessoal é um dos caminhos para que o empreendedor desenvolva um bom relacionamento com clientes e parceiros, fornecedores e público-alvo.
Por isso, apresentamos 7 dicas de como desenvolver seu marketing pessoal e como essa prática pode ajudar a fazer seu negócio crescer cada vez mais. Vamos lá?
1. Saiba que o autoconhecimento é fundamental para o seu marketing pessoal
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para trabalhar o seu marketing pessoal. Um empreendedor precisa ter controle de suas emoções para tomar decisões mais acertadas para o seu negócio.
Permanecer equilibrado mediante fatores externos faz total diferença nas relações interpessoais, além de estimular a percepção de características positivas e negativas.
2. Administre e desenvolva os seus pontos fracos
Qualquer pessoa possui pontos fortes e fracos, independentemente do seu estágio de maturidade empresarial. Conhecer e administrar suas limitações é fundamental, pois elas estão diretamente ligadas à sua imagem.
Sabemos que não existe pessoa perfeita, mas ter consciência no que você é bom e o que precisa melhorar faz total diferença na hora de empreender.
3. Tenha autoconfiança
Uma das principais características que todo empreendedor deve trabalhar no seu marketing pessoal é a autoconfiança. Pessoas com essa característica inspiram bons relacionamentos, seja em espaços compartilhados, seja nas relações pessoais.
Não importa se é com clientes, parceiros, fornecedores ou amigos, ganhar a confiança nas relações interpessoais é um dos principais caminhos para ter sucesso.
4. Pratique para falar bem em público
- treinar e gravar apresentações para avaliar posteriormente — você sempre vai encontrar algo que possa ser melhorado;
- gesticular de forma adequada;
- manter a postura é fundamental;
- explicar como se estivesse falando para uma criança.
5. Cuide bem da sua imagem
6. Utilize seu marketing pessoal a favor do seu negócio
7. Passe credibilidade aos clientes
Ser ético nas relações empresariais não é opcional. Pense que passar credibilidade é gerar mais confiança em você e, consequentemente, na sua empresa. Cumprir os prazos, os horários e a agenda é o primeiro passo para fazer com que seu negócio seja visto e bem visto pelo seu público.
Por fim, pense como o marketing pessoal pode trazer inúmeras oportunidades para a sua empresa. Além de você, incentive seus parceiros e mostre que ter uma boa imagem da sua marca está diretamente ligada a toda equipe.
Gostou das dicas e acha que elas também podem ser úteis para alguém que você conhece? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.