Saiba qual a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal
Saiba qual a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal
Abrir uma empresa exige alguns cuidados. Entre eles, é necessário ter um endereço fiscal ou comercial para obtenção de CNPJ junto aos órgãos públicos.
Você sabe qual é a diferença entre os dois tipos de endereço — fiscal e comercial?
Neste artigo, mostraremos as características de cada um deles e como você pode obter um endereço fiscal para o seu negócio.
Siga com a leitura para não errar na escolha do endereço da sua empresa!
O que é um endereço fiscal?
O endereço fiscal permite a abertura da empresa sem necessariamente possuir um ponto comercial designado exclusivamente para atuação do negócio.
Trata-se de um endereço válido para registro junto aos órgãos públicos. Vale ressaltar que essa é uma prática totalmente legal.
Para quais tipos de profissionais e negócios essa solução é indicada?
Basicamente, o endereço fiscal é uma excelente opção para quem deseja abrir uma empresa, mas não tem um endereço para registrá-la ou não precisa necessariamente de um ponto físico para tocar o negócio.
Assim, pode ser usado por prestadores de serviços, empresas de tecnologia, startups, escritórios de advocacia, pequenas empresas, corretores, publicitários, freelancers, fotógrafos e profissionais autônomos em geral.
Qual a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal?
Quando a empresa possui um ponto físico para exercer a atividade, o endereço é utilizado para registro fiscal e comercial. Ou seja, o endereço comercial é, de fato, onde a empresa está estabelecida.
Para o caso do endereço fiscal, este é utilizado para fins de registro da empresa. Ele não condiz necessariamente com o local de atuação — embora muitos utilizem o endereço de escritórios virtuais, onde desenvolvem total ou parcialmente a atividade.
Quais as vantagens de ter um endereço fiscal?
Um endereço fiscal apresenta diversas vantagens para as empresa, além de proporcionar resultados importantes ao negócio. Veja algumas dessas vantagens:
Reduz a burocracia
A locação de um imóvel comercial exige muitas comprovações e traz diversos gastos.
Para ficar livre de toda essa burocracia, um endereço fiscal apresenta-se como uma solução simples e rápida.
Desse modo, basta realizar o pagamento de uma taxa mensal para um escritório virtual e você estará livre do aluguel de um espaço físico e todas as cláusulas do contrato imobiliário.
Garante a regularização da empresa
Para emitir o CNPJ da sua empresa, a Junta Comercial exige um endereço físico.
Assim, a contratação de um endereço fiscal torna esse processo muito mais fácil e garante a regularização da sua empresa.
Diminui os custos
De fato, a locação de um ponto comercial sai muito mais caro do que a contratação de um endereço fiscal.
Além disso, a atuação em um escritório virtual ou coworking também auxilia na redução dos custos, já que você se vê livre de arcar com todos os gastos de uma estrutura completa.
Como obter um endereço fiscal?
O endereço fiscal pode ser obtido por meio da autorização do proprietário do imóvel para a utilização para fins comerciais ou pela contratação de uma empresa especializada no serviço — como coworkings e escritórios virtuais.
Contar com a segunda opção apresenta inúmeras vantagens, entre elas, que a sua empresa paga uma mensalidade e, em troca, terá um endereço que passa credibilidade para os seus clientes e parceiros comerciais.
Gostou deste artigo? Entendeu a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal? Então deixe o seu comentário aqui no post contando qual tipo de endereço você pretende utilizar na sua empresa!