Coworking vs Escritório Virtual: Conheça as diferenças.

Coworking vs Escritório Virtual: Conheça as diferenças.
Todo mundo tem uma opinião formada sobre o que é e como funciona um coworking, mas quando o assunto é escritório virtual, a maioria tem dúvidas e não possuem um conceito claro sobre este tipo de atividade, então vamos explicar!
O coworking e o escritório virtual são a mesma coisa, ao menos no que se refere ao conceito filosófico, pois ambos se propõem ao compartilhamento de espaços de trabalho, networking e colaboração.
Geralmente, os coworking estão relacionados a espaços mais “alternativos” e “despojados” onde não há regras de vestimenta, horários de trabalho, estações de trabalho definidas e principalmente, não há barreiras e divisões entre as empresas que utilizam o espaço. Imagina-se que um coworking deve ser tão descolado e “diferentão” como os escritórios do Google e do Facebook.
Já o escritório virtual tem os serviços de endereço fiscal e atendimento telefônico personalizado, no que se refere ao visual, geralmente o escritório virtual tem aquele ar mais executivo, com espaços mais privativos, uma espécie de hotel para empresas. O escritório virtual se propõe a facilitar as questões operacionais, legais e administrativas das empresas.
Mas se coworking e escritório virtual são tão parecidos e tem basicamente a mesma proposta, então porque separamos coworking e escritório virtual em categorias diferentes?
Bom, se compararmos com o setor hoteleiro por exemplo, você pode decidir se hospedar em um hostel, pousada, guest house, hotel 5 estrelas ou hotel boutique, no final das contas, o objetivo é se hospedar, agora a sua decisão vai depender da experiência que você busca. Se quer economizar, conhecer pessoas, cozinhar seu próprio alimento e vivenciar o máximo do compartilhamento, com certeza sua escolha será um hostel mais descolado, agora se você busca um local luxuoso, com todos os serviços à sua disposição (motorista, spa, restaurante de alto nível, mordomo, etc.) você com certeza vai desembolsar mais dinheiro e escolher um hotel 5 estrelas.
O mesmo acontece com o segmento de escritórios compartilhados, se a sua escolha vai ser um coworking ou um escritório virtual, vai depender da experiência que você busca como empresa.
A principal diferença entre os dois se dá justamente na origem. O termo coworking foi criado em 1999 por Bernie de Koven, porém só foi utilizado para designar um espaço de trabalho compartilhado em 2005 por Brad Neuberg quando criou o Hat Factory em São Francisco, EUA. A ideia principal do coworking sempre foi o compartilhamento de espaço de trabalho e experiências, o networking sem dúvidas é um dos pontos fortes do segmento.
O escritório virtual no entanto, surgiu como um serviço terceirizado para facilitar a abertura de empresas e o operacional de forma mais barata e eficaz. Então a princípio, o escritório virtual se resumia a serviços como endereço fiscal, atendimento telefônico e serviço de secretária, mas rapidamente, começou a oferecer espaço para reuniões, seminários, salas privativas e até mesmo espaços de coworking.
Atualmente, coworking e escritório virtual estão muito entrelaçados, tanto é possível contratar serviços de escritório virtual em um coworking, quanto utilizar um espaço de coworking de um escritório virtual.
A colaboração é o ponto de convergência entre os escritórios compartilhados, já as divergências estão relacionadas aos serviços. Mesmo em um escritório compartilhado, você pode optar por utilizar salas privativas, serviços exclusivos e mais autonomia para instalar sua empresa.
É muito comum por exemplo, grandes empresas alugarem espaços privativos dentro de escritórios compartilhados para reduzir custos com internet, manutenção, funcionários, energia, taxas prediais, entre outros. Para algumas empresas, o escritório compartilhado funciona como uma forma de otimizar custos e manter o máximo de “individualidade” dentro de um espaço comum a outras empresas.
Já empresas startups, e geralmente mais ligadas à tecnologia, buscam compartilhar não apenas o espaço e custos, mas também ideias, serviços e principalmente conhecimento.
Saiba mais sobre Coworking e Escritórios Virtuais no site: http://www.ancev.org.br/