Aluguel de escritório virtual ou próprio: qual vale mais a pena?

Aluguel de escritório virtual ou próprio: qual vale mais a pena?
A atual crise econômica que assola o Brasil vem mudando os costumes de uma grande parcela da população. Temos hoje, cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com a última apuração feita pelo IBGE. Esse nova realidade fez com que o lado criativo e empreendedor dos brasileiros se aflorassem, se tornando uma alternativa.
Dados estatísticos informam que um em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de um negócio. A taxa de empreendedorismo no país atingiu 39,3% em 2015 (o maior índice dos últimos 14 anos). Caso você seja um novo empreendedor, ou está em vias de sê-lo, esse artigo pode te ajudar muito.
As novas tecnologias vêm mudando a maneira em que fazemos negócios. Home Office, Coworking e os escritórios virtuais são alguns exemplos de inovações do mundo dos negócios que podem ser extremamente benéficas para a sua empresa. Por exemplo, o que vale mais a pena: aluguel de escritório virtual ou próprio? Continue a leitura desse artigo e descubra!
Escritório próprio
Custo mensal
Se você está pensando em abrir uma empresa, ter uma sede fixada com uma excelente localização, é muito importante e transmite credibilidade para seus futuros clientes. Porém, é necessário levar em consideração o custo incorrido: Aluguel de sala, condomínio, IPTU, serviços de telefonia e internet, além de despesas extras como água, luz, limpeza (não se esqueça da diarista), entre outros.
Decoração, manutenção e reformas
Além do custo fixo mensal citado acima, deve ser lembrando que é necessário prover a sala com uma decoração apropriada para o seu negócio. Portanto, será necessário o investimento em móveis e em toda a estrutura física, sem considerar o aparato tecnológico (computadores, impressoras e afins).Sabe-se que esse investimento em mobília é caro, e essa despesa pode inviabilizar a construção de seu negócio.
Após comprar os móveis, decorar o ambiente e colocar sua empresa em funcionamento, as manutenções serão necessárias. Com o passar do tempo a decoração se tornará obsoleta, os móveis ficarão velhos e inapropriados para o uso, sendo necessário um custo extra para reformá-los ou trocá-los, bem como redecorar todo o ambiente.
Escritório virtual
Custo mensal
Diferentemente da opção de se alugar um escritório próprio, o escritório inteligente não exige a necessidade de certos custos como luz, água, condomínio, IPTU e outros já supracitados. Ao se optar pela modalidade de escritório virtual o seu negócio poderá ter uma redução de até 70% nos custos fixos.
Deve-se lembrar de ainda que o escritório inteligente exime o empreendedor de investir em toda a infraestrutura, manutenção e gastos administrativos. Devido à isso, cada vez mais vemos empresas optando por essa modalidade de escritórios, principalmente os microempreendedores e as startups.
Credibilidade e apresentação da empresa
Escolher um bom escritório virtual pode render a sua empresa muito mais do que uma redução de custos. Ter um endereço corporativo bem localizado pode ampliar a sua visibilidade, facilitando assim os processos de gestão de branding.
Os escritórios virtuais também podem ser de grande valia para apresentar sua empresa ao mercado. Sua empresa poderá ter secretárias bilíngues, número de telefone fixo e equipe treinada e comprometida de acordo com suas necessidades.
Aluguel de escritório virtual: vale a pena!
Considerando todo o exposto nesse artigo, ao optar pelo aluguel de um escritório virtual você terá toda a infraestrutura de um escritório próprio (e até mais) sem se preocupar com pequenos problemas comuns aos escritórios próprios. Além disso, obterá uma redução de 70% no custo total, o que é de grande auxílio, principalmente para quem está iniciando.
É válido destacar ainda a mobilidade e tranquilidade que você adquire, uma vez que não necessita se deslocar pela cidade, perdendo tempo e se estressando no trânsito.
Na cidade do Rio de Janeiro a Citius é uma empresa de destaque nesse segmento. Ela oferece diversas soluções em termos de escritórios virtuais para startups e ainda pode lhe proporcionar a liberdade de contratar apenas aquilo que você necessita (seja sala, salas de reuniões ou salas de treinamento) para o período corrente, facilitando a expansão de sua marca.
Gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida sobre o funcionamento de um escritório virtual? Entre em contato com a Citius e solucione todos os seus problemas.