Saiba como elaborar um plano de negócios de forma eficiente
Saiba como elaborar um plano de negócios de forma eficiente
Saber como elaborar um plano de negócios é o 1º passo para a criação de um empreendimento realmente bem-sucedido. Afinal, com um planejamento, é possível prever o que será feito e avaliar se tudo está de acordo com as expectativas. Porém, não é tão simples desenvolver esse plano, pois ele envolve diferentes etapas e demanda diversas ferramentas.
Pensando nisso, criamos este post. Continue lendo e veja como realizar esse processo:
O sumário executivo
Esse deve ser o 1º item do seu plano de negócios, pois as ideias iniciais do empreendimento serão esclarecidas no sumário executivo. Então, sua missão é deixar nítido o que será feito, por quem será feito e por que será feito.
Desse modo, 3 tópicos devem ser estudados:
- a descrição inicial do projeto;
- os responsáveis e suas competências;
- e o mercado em potencial.
Todos esses pontos devem ser abordados de forma objetiva, evitando rodeios que apenas deixem o sumário extenso.
A empresa
O 2º passo é falar sobre o empreendimento em si. É importante ter uma visão holística sobre o negócio e todas as questões que o envolvam, desde a burocracia (legislação e tributos) até a estratégia (missão, visão e valores).
Aqui, 5 tópicos devem ser abordados:
- missão, visão e valores da empresa;
- proposta de valor aos clientes;
- constituição legal da empresa (MEI, ME, Eireli etc.)
- principais tributos que envolvem o negócio;
- e estrutura funcional (principais cargos e seus ocupantes).
É importante focar nas questões mais burocráticas, explicando com detalhes os tributos que devem ser pagos, as principais normas que devem ser seguidas e o formato para constituição da organização.
O plano de marketing
Como elaborar um plano de negócios sem uma boa abordagem de marketing? É realmente impossível. Por isso, o 3º ponto é voltado para analisar o mercado e a forma como a empresa pode se destacar nele.
Veja os principais tópicos que devem ser abordados:
- análise do macroambiente (aspectos econômicos, políticos e tendências de mercado);
- análise do ambiente-tarefa (clientes, fornecedores e concorrentes);
- estratégia de marketing (preço, praça, produto e promoção);
- estratégia de penetração no mercado.
Nessa etapa, existem algumas ferramentas que podem ser usadas. A análise SWOT é uma das mais eficientes. Seu objetivo é oferecer uma visão mais abrangente sobre as oportunidades e as ameaças do ambiente externo para, depois, cruzá-las com as informações da empresa.
A previsão financeira
A análise financeira é outro importante fator para o plano de negócios. Com ela é possível saber se o projeto é realmente viável, quais custos envolvem a atividade e em quanto tempo você terá um retorno efetivo do capital aplicado.
Veja alguns dos principais tópicos que devem ser abordados:
- investimento inicial (gastos com móveis, máquinas, logotipo etc.);
- custos fixos e variáveis mensais (mão de obra, tributos, água, luz, telefone etc.);
- previsão financeira de curto, médio e longo prazo;
- e previsão de retorno do capital aplicado.
Após a análise financeira, é hora de encerrar o plano de negócios. A conclusão deve ter uma visão geral de todo o projeto e abordar suas principais forças e fraquezas. Levando tudo isso em consideração, o documento será realmente amplo e eficiente.
É importante destacar que esse plano não é algo imutável. Muito pelo contrário: ele deve ser desenvolvido de acordo com cada empresa. Esses são apenas os principais tópicos, e, se necessário, não deixe de acrescentar ou eliminar informações.
Agora que você já sabe como elaborar um plano de negócios, aproveite para compartilhar suas experiências ou dúvidas sobre o assunto. Escreva um comentário!