Por que o coworking é uma excelente opção para startups?
Por que o coworking é uma excelente opção para startups?
Você já pensou que combinar coworking e startup pode ser uma boa ideia? Começar qualquer tipo de negócio é uma dificuldade no país e, é claro, não é muito diferente no caso das startups.
Embora a burocracia para esse tipo de empresa seja menor, na maioria dos casos elas contam com capital social limitado e o gestor ainda precisa pensar em uma série de outros problemas — sendo o principal deles a eficiência na aplicação de recursos.
Sim, da compra de materiais de escritório até a escolha dos softwares usados internamente na empresa, todo o custo precisa ser pensado com cautela. E um dos custos que mais pesam no orçamento, evidentemente, é a locação do espaço onde a empresa atuará. Por isso, o coworking pode ser uma excelente alternativa.
A seguir, você confere porque coworking e startup nasceram um para o outro. Confira!
Reduz os custos fixos do negócio
Evidentemente, alugar um espaço de coworking representa uma redução significativa nos custos do negócio. Afinal, o aluguel de escritórios tradicionais não para de crescer, principalmente quando consideramos as capitais. As startups, com capital limitado, muitas vezes não encontram saída a não ser fazer esse investimento.
Acontece que o modelo dos escritórios compartilhados pode ser uma excelente alternativa para as empresas e, em alguns casos, os custos podem ser reduzidos drasticamente. Assim, é possível garantir mais orçamento para outras áreas importantes para esse tipo de negócio, como o marketing, por exemplo.
Estabelece o networking da empresa
Um dos grandes benefícios do ambiente de coworking, muitas vezes ignorado pelos empreendedores, é o fato de que essa é uma excelente oportunidade para estabelecer um bom networking para a empresa. Afinal, um cliente em potencial pode estar logo na porta ao lado e esse contato pode ser reforçado diariamente.
Não é preciso dizer, ainda, que o networking é excelente para uma startup. Além dos clientes, essa pode ser uma excelente oportunidade para encontrar investidores e parceiros de negócios. Tudo isso é possibilitado no ambiente social promovido pelo coworking.
Garante os serviços essenciais
Sim, o orçamento pesa muito para uma startup e, por esse motivo, é fundamental fazer uma contratação de pessoal seletiva. Apenas colaboradores que realmente tenham know how na área de atuação da empresa são contratados e, na maioria dos casos, outros profissionais, como secretárias e o pessoal da faxina, são deixados de lado.
Acontece que, quando contrata o coworking, o empreendedor também conta com uma série de serviços além desses que já mencionamos. Ou seja, ele pode profissionalizar o negócio e ainda assim garantir o foco na atividade-fim!
Conta com diversos planos e opções
Por fim, outra prova de que coworking e startups nasceram um para o outro é o fato de que o gestor pode escolher uma série de planos, com serviços variados. Assim, ele pode contar com aquilo que justamente precisa para a empresa começar a operar.
Controlar os custos é justamente aquilo que o gestor de startup procura e, por isso, o coworking pode ser uma excelente opção para esse tipo de empresa!
Convencido de que coworking e startup são duas coisas que combinam bem juntas? Assine a nossa newsletter e confira mais dicas!