O que tem no coworking que você não encontra no escritório próprio?

O que tem no coworking que você não encontra no escritório próprio?
Ser dono do próprio negócio envolve uma série de questões a serem decididas. Uma das mais importantes é sem dúvida o local de trabalho. Coworking e escritório próprio são alternativas possíveis, mas qual delas é a melhor?
Para ajudar a esclarecer essa dúvida, apresentamos a seguir as vantagens que você só encontra no coworking. Confira!
Redução do custo operacional
Quando você é dono de uma pequena empresa, qualquer possibilidade de economia é sempre bem-vinda. E, nesse caso, o coworking sai em vantagem se comparado à manutenção de um escritório próprio.
Pense na infraestrutura mínima para manter um escritório próprio. Ela envolve uma sala para reuniões e o pagamento das despesas com aluguel, internet, luz, água e telefone. Agora imagine poder contar com essa mesma infraestrutura, mas com todas as despesas divididas entre as pessoas que utilizam o espaço.
Assim, o coworking ajuda você a reduzir o custo operacional.
Mais comodidade e zero burocracia
Alugar um imóvel para montar o escritório próprio requer paciência para enfrentar a burocracia. É necessário procurar e visitar imóveis, encontrar avalistas, comprar móveis, contratar os planos de internet e telefonia — isso só para começar.
Com o coworking você pode começar a trabalhar assim que encontrar o melhor coworking para o seu negócio, localizado em local estratégico. E o melhor: sem nenhuma burocracia ou necessidade de fiador.
Os contratos variam de um coworking para outro, mas existem opções que exigem ou não fidelidade e os planos de uso costumam ser bastante flexíveis.
Maior produtividade
Com todas as questões que já falamos acima, mais as responsabilidades profissionais, manter o foco e a concentração quando se tem um escritório próprio não é uma tarefa fácil.
Já quem opta pelo coworking está livre das questões que distraem e preocupam o profissional, o que contribui bastante na hora de manter o foco no trabalho.
Flexibilidade
Quando você abre um escritório próprio precisa pensar na estrutura que atenda às suas necessidades. Imagine que em pouco tempo você marque uma reunião importante com um número maior de pessoas ou precise contratar outro profissional durante um período específico. Como resolver o problema de espaço?
No coworking você não tem esse inconveniente, pois existe a possibilidade de reduzir ou ampliar o espaço contratado sempre que necessário.
Possibilidade de fazer networking
Além dos custos, comodidade e burocracia outra diferença entre coworking e escritório próprio é que o primeiro oferece mais oportunidades para fazer networking.
Como o coworking é um espaço aberto para profissionais das mais diferentes áreas você está em um espaço repleto de contatos que são clientes, parceiros, fornecedores e até amigos em potencial.
Aproveite as áreas de convivência, o momento do café e os eventos promovidos pelos coworkings para fazer novos contatos!
A chance de compartilhar o espaço com profissionais da mesma área
Se por um lado você pode contar com profissionais de diferentes áreas, é possível também procurar por um espaço de coworking que concentre profissionais da mesma área que você, mas com focos diferentes.
Juntos, vocês podem pensar em uma prestação de serviços mais completa e que consiga atender a um maior número de clientes.
Senso de comunidade
Trabalhar no escritório próprio pode ser um pouco solitário. No coworking esse inconveniente não existe.
No início você pode até estranhar trabalhar ao lado de completos estranhos, mas com o tempo o senso de camaradagem prevalece e você vai perceber que trabalhar em meio a essas pessoas é bastante gratificante.
Afinal, o coworking reúne pessoas que decidiram acreditar em seus sonhos e colocar as ideias em prática e essa energia colaborativa acaba motivando a todos.
E aí, convencido das diferenças entre coworking e escritório próprio? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!