Lean canvas: saiba o que é e como utilizar

O lean canvas é uma metodologia de elaboração de modelo de negócio para startups baseadas na internet, construído por Ash Murya a partir de percepções sobre o Canvas Business Model e de outras duas ferramentas de gestão: o lean startup e o customer development.

customer development foi criado por Steve Blank e se dedica a explorar a lógica inversa do desenvolvimento das startups, deslocando o foco do produto para os clientes. Já o lean startup, adaptado por Eric Ries a partir do lean thinks da Toyota para o desenvolvimento de startups, é ideal para utilização em empresas iniciantes que não tenham as informações necessárias para preencher um canvas tradicional.

Publicado no livro Running Lean, assim como o Business Model Canvas, o lean canvas é uma ferramenta que permite ilustrar o modelo de negócio de forma visual, permitindo que os envolvidos tenham um entendimento dos pontos importantes. Ele substitui quatro dos nove blocos do canvas tradicional, transferindo o foco do modelo das soluções para os problemas, pois destaca os aspectos arriscados do empreendimento, já que o criador do lean acredita que o real aprendizado só ocorre depois dos primeiros contatos com o mercado.

Portanto, pensando em prevenir perdas desnecessárias, o lean canvas apresenta três princípios de aplicação e três estágios de implementação que destacaremos a seguir.

Os três princípios do modelo de negócios lean canvas

Para fornecer um plano estratégico que conduza o empreendimento de uma ideia inicial até uma ideia mais elaborada e alinhada com a realidade de mercado, destacamos três princípios básicos:

  1. documentação do plano original (e subsequentes) e sua submissão a críticas;
  2. identificação e priorização dos pontos que se mostrarem mais arriscados;
  3. teste do seu plano integralmente e de forma sistemática.

Esses testes podem ser feitos de diversas formas, desde a realização de entrevistas com usuários até a disponibilização de versões de testes para levantar informações sobre os problemas do seu produto antes da sua efetiva circulação no mercado.

As três fases de implementação do lean canvas

Observados os três princípios desse método, já deve ter ficado claro que parte do sucesso de sua implementação reside na experimentação prévia, controlada, que produz métricas que não devem ser abandonadas ao longo do processo, mas adaptadas às fases do processo.

1. Problema e solução

Nessa fase, a ideia inicial ainda está sendo validada e formatada. O foco deve estar na elaboração da persona.

2. Problema e mercado

Aqui a ideia inicial deve começar a se moldar ao mercado de consumo. O foco deve estar na adequação do produto ao consumidor.

3. Adequação de escala

É somente nessa fase que devem acontecer os investimentos massivos e a busca por melhorias. Até então deve-se optar pela praticidade e baixo custo.

O preenchimento do lean canvas

De forma mais didática, durante o preenchimento do lean canvas, em primeiro lugar definimos o segmento de atuação, para em seguida determinar o valor que se pretende agregar à relação com os clientes, o que desejamos oferecer que já não encontrem disponível no mercado.

Devemos, também, determinar uma plataforma para centralizar as informações do projeto antes de partir em busca de espaço nas redes sociais.

É preciso ter clareza sobre quais serão as origens da receita do projeto, bem como confrontar os recursos disponíveis e os necessários para a execução do projeto.

Lembrar que nesse momento ainda vamos dar preferência às opções mais baratas e simples. Também buscaremos discriminar todas as atividades envolvidas no projeto.

É desejável, ainda, contar com parcerias, outras empresas interessadas no projeto, para só então abrir a loja virtual. Depois de levantados os dados iniciais de desempenho, planejar a adequação de escala, fase em que finalmente são feitos os investimentos de forma mais ostensiva.

Vale ressaltar que o lean canvas não é uma ferramente que deva ser usada unicamente para o desenvolvimento de modelos de negócio de startups e empresas inciantes. Também pode ser utilizado por empresas de outros portes que desejem implementar novos produtos ou novas unidades de negócio.

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