Entenda a diferença entre escritórios virtuais e coworking
Entenda a diferença entre escritórios virtuais e coworking
Quando se fala em compartilhamento e terceirização de espaços de trabalho, os conceitos de escritórios virtuais e coworking são muito parecidos. Os objetivos de ambos são a redução de custos para empreendimentos que ainda não têm uma sede própria e a colaboração entre empresas e profissionais. No entanto, a forma como eles operam e parte dos seus serviços são diferentes.
Então, se você se interessou na possibilidade de utilizar algum desses espaços, é bom ficar de olhos em suas divergências. No artigo de hoje, apresentaremos as características dos escritórios virtuais e dos espaços de coworking. Continue a leitura!
O que são escritórios virtuais?
Um escritório virtual é um escritório terceirizado, mobiliado e equipado com as estruturas e serviços necessários para serem usados por empresas que ainda não têm os seus próprios espaços ou que estão de passagem em uma outra cidade.
São escritórios com recepção, atendimento telefônico personalizado, salas de reunião, salas de treinamento e serviços de secretária, endereço comercial e endereço fiscal. Enfim, é um escritório pronto e disponibilizado por uma prestadora de serviços para empresas interessadas em simplificar processos operacionais, burocráticos e administrativos.
Na prática, pode funcionar da seguinte forma: um empreendimento aluga ou contrata um escritório virtual por um determinado período. Nesse tempo, o contratante pode:
- Usar o endereço fiscal do escritório terceirizado para abrir sua empresa;
- Usar o endereço comercial e o telefone para divulgar para os seus clientes e público-alvo;
- Ter uma secretária que atenderá como se fosse da sua empresa;
- Ter um número de telefone exclusivo e transferir as ligações para os telefones cadastrados (dos reais donos, diretores e/ou gerentes do negócio contratante);
- Utilizar salas de atendimento e reunião para receber seus clientes;
- Aproveitar-se de salas de treinamento para capacitar colaboradores;
O que é o coworking?
O coworking é um conceito que busca a utilização de ambientes colaborativos de trabalho para o compartilhamento de experiências, técnicas e contatos.
O foco do coworking, além dos micro e pequenos empreendimentos, são profissionais autônomos, freelancers e pessoas que trabalham em home-office. A intenção é agregar esses indivíduos em um único espaço para a troca de ideias e formação de parcerias, ou seja, trazer de volta o convívio social para quem se acostumou a trabalhar sozinho.
A principal semelhança com os escritórios virtuais está na estrutura dos espaços, tanto que uma prestadora de serviços pode oferecer um mesmo ambiente para as duas modalidades, com pouquíssimas variações. Entre os recursos, pode-se destacar:
- Salas privativas para reunião com clientes;
- Salas de treinamento;
- Espaços de relaxamento;
- Internet sem fio;
- Impressoras multifuncionais;
- Banheiros, copa, armários, etc.
Qual serviço é o mais adequado para o seu perfil?
Os dois modelos de espaços colaborativos se baseiam no compartilhamento de escritórios. Uma das diferenças é que no coworking, as salas costumam ser aproveitadas ao mesmo tempo por diferentes profissionais e equipes de pequenas empresas; já nos escritórios virtuais, essa divisão simultânea é menos comum de acontecer.
O principal benefício de ambos é a economia gerada. Por exemplo, para quem investe nessas soluções, não há a preocupação com os gastos com internet, mobiliário, luz, telefone, água, segurança, manutenção e secretária.
Em relação aos perfis de cada conceito. Os escritórios virtuais transmitem um ar mais executivo e personalizado de acordo com as necessidades das empresas contratantes. Os espaços de coworking costumam ser ambientes mais descolados e mais focados no convívio, sem esquecer, claro, do foco profissional – até porque não é um lounge recreativo.
A título de comparação, poderíamos associar os espaços de coworking com um hostel ou uma pousada, e os escritórios virtuais com hotéis de 4 ou 5 estrelas. Os objetivos são parecidos, a diferença está na experiência que você busca.
Em suma, se você quer ter uma sede provisória, porém muito profissional e bem equipada para a sua empresa, os escritórios virtuais são a melhor escolha. Agora, caso sua intenção seja compartilhar experiências, formar parcerias e fortalecer o seu networking, os espaços de coworking são os mais indicados.
Então, percebeu as diferenças entre os escritórios virtuais e os espaços de coworking? Se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes em seu e-mail.