Como funciona a dinâmica entre burocracia e escritório virtual?

O empreendedor precisa estar em constante evolução, sempre buscando fortalecer competências técnicas, ao mesmo tempo em que desenvolve novas habilidades de gestão.

Para aliviar as pendências operacionais inerentes à administração de um negócio, liberando tempo para tratar de questões mais relevantes ao desenvolvimento da empresa, a opção por um escritório virtual desponta como uma ótima alternativa.

Neste post, você vai entender como a preferência por um escritório virtual pode contribuir para suavizar as atividades burocráticas que costumam tomar um tempo precioso — e que poderia ser empregado em atividades estratégicas. Vamos lá?

Escritório virtual: como surgiu e a quem se destina

O termo se popularizou nos Estados Unidos e na Europa ainda na década de 1980, delimitando uma série de características que o posicionam como “a evolução do aluguel de escritórios”.

Sua aderência foi principalmente favorecida pelo desenvolvimento da tecnologia da informação, e sua proposta se aprimora e refina a cada ano desde então.

No Brasil, os escritórios virtuais também vêm ganhando cada vez mais força — e essa popularidade se deve aos inúmeros benefícios gerados a partir da opção pelo modelo.

Tanto os empreendedores iniciantes, que travam lutas constantes para otimizar suas operações, quanto os mais experientes, que procuram alternativas para reduzir seus custos, vislumbram, no escritório virtual, uma pertinente resposta às suas demandas.

Burocracia: como reduzi-la com um escritório virtual

Gerir uma empresa envolve uma série de obrigações operacionais burocráticas que tomam um tempo considerável, requerendo atenção e conferência para que haja coerência nas operações.

Para facilitar o cotidiano do negócio, o escritório virtual oferece uma série de benefícios que conferem agilidade, praticidade e alta performance às rotinas administrativas, permitindo que o tempo disponível seja empregado em atividades estratégicas — essenciais ao crescimento e ao desenvolvimento da proposta corporativa.

Nesse âmbito, a opção por um escritório virtual é firmemente justificada pela significativa redução burocrática no que tange às operações fundamentais de organização. Dentre as vantagens do serviço, destacam-se:

1. Registro fiscal

Para se regularizar em frente aos órgãos legais, viabilizando uma operação segura, o escritório virtual pode figurar como seu endereço fiscal. Caso você já tenha um, mas precise cortar despesas, não se preocupe: também é possível transferi-lo.

2. Endereço comercial

Para utilização em materiais corporativos e de divulgação, uma localização privilegiada causa um primeiro impacto bastante positivo, suscitando credibilidade e admiração. Com um escritório virtual, você se vale dessa vantagem competitiva sem precisar arcar com os altos custos de locação.

3. Reendereçamento de correspondência

Ao contatar fornecedores ou solicitar envio de documentos, você pode fornecer o endereço do seu escritório virtual, desfrutando do serviço de reendereçamento de correspondência. Isso garante mais praticidade e segurança às rotinas de transação via Correios.

4. Atendimento telefônico

A opção por um escritório virtual pode envolver a contratação de um serviço telefônico exclusivo (muitas vezes, até mesmo bilíngue). O atendimento ao cliente é feito de forma personalizada, e o número disponibilizado pertence apenas a um contratante.

5. Locação de salas

Para eventuais necessidades de reuniões e/ou visitas, o escritório virtual também dispõe de um completo espaço físico. É possível locar salas totalmente equipadas (comodidades, equipamento audiovisual, mesa de reuniões), de acordo com a sua necessidade específica.

6. Serviços gerais de administração

Esqueça as preocupações com detalhes administrativos e genéricos: o escritório virtual proporciona a tranquilidade de um ambiente sempre limpo e munido dos itens necessários à operação cotidiana. Foque apenas no que é importante para o crescimento do seu negócio!

Gostou do conteúdo sobre escritório virtual e acha que ele pode ajudar outros empreendedores? Então, compartilhe este post em suas redes sociais agora mesmo!