Conheça 4 mitos e verdades sobre espaço de coworking!
Conheça 4 mitos e verdades sobre espaço de coworking!
As mudanças que surgiram em função da modernidade transformaram a maneira como as pessoas lidam com uma série de atividades, inclusive no universo do trabalho. A evolução da Cloud Computing, por exemplo, já permite que empresas inteiras se organizem a distância, permitindo que os colaboradores executem tarefas remotamente.
Nessa lógica, surgiu o espaço de coworking, escritório compartilhado de trabalho que, ao mesmo tempo em que facilita a vida dos empresários, também é cercado por mitos. Saiba mais sobre eles a seguir:
1. É um lugar inseguro
Este primeiro mito tem muito a ver com a confusão que as pessoas fazem entre espaços de coworking e outros ambientes, como bibliotecas públicas.
Um espaço de coworking costuma ter triagem de acesso, funcionários treinados para lidar com a segurança do local, câmeras de segurança e estrutura física para evitar problemas.
Portarias e espaço para espera da autorização de acesso são garantias de proteção que muitas empresas não oferecem. Alguns centros mais sofisticados possuem até mesmo apólice de seguro para cobrir um eventual roubo.
2. Dificulta a concentração por conta do barulho
Mito. Os espaços de coworking têm uma finalidade muito clara: o trabalho. Neles, mesmo que as pessoas possam interagir e tornar a rotina menos desgastante, elas sabem que o seu propósito é outro.
Isso se dá porque os interessados em centros de coworking vão com a predisposição para trabalhar melhor, ou seja, produzir o suficiente para justificar o conforto de não estarem alocados dentro de empresas.
Trabalhadores que atuam no modelo home office tendem a procurar pelo espaço de coworking justamente por conta da produtividade, o que não combina com elementos que dificultam a concentração, como o barulho.
3. Não existe privacidade
Também não é verdade. A questão da privacidade é muito bem pensada pelos responsáveis pelos ambientes de coworking. Como esse espaço é aberto para diferentes tipos de profissionais, não há como definir qual atividade será executada dentro dele — por isso, existem opções para os clientes.
Dependendo do tipo de atividade que você exercer, é possível ocupar a mesma sala com os outros profissionais ou contar com espaços privados dentro dos escritórios colaborativos. Isso garante que você não saia no prejuízo caso precise se concentrar mais em sua atividade.
Da mesma forma, se você for o tipo de profissional que precisa estar junto a outras pessoas, o coworking também se apresenta como alternativa bastante útil.
4. Os equipamentos são de baixa qualidade
Um bom escritório compartilhado oferece toda a estrutura necessária para que o profissional execute suas tarefas da maneira mais adequada. Questões como conexão ruim, equipamentos desatualizados e falta de espaço, certamente não cabem na lógica de uma empresa que se propõe a oferecer espaço para as pessoas trabalharem.
Por isso, os principais espaços de coworking costumam entregar equipamentos de altíssima qualidade para os clientes.
É importante destacar que existem diferentes empresas que oferecem esse serviço, o que significa que é possível, sim, encontrar limitações em determinados ambientes. Entretanto, essa não é a realidade da grande maioria dos centros de coworking espalhados pelo país.
Gostou de saber mais sobre o espaço de coworking? Então não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais!