4 dicas de organização da agenda para empreendedores

O dia a dia de um empreendedor é pautado por inúmeros afazeres. Geralmente, ele possui múltiplas funções dentro do seu negócio, o que faz com que o tempo disponível seja curto e gere indisciplina. Logo, a organização da agenda é fundamental para garantir que todas as tarefas sejam realizadas com sucesso.

Mas como fazer isso? O que é preciso para terminar o dia com todos os compromissos concluídos? No artigo de hoje, você descobrirá 4 dicas de como organizar a sua agenda, priorizando o que de fato é importante. Continue conosco!

1. Tenha cuidado com a superlotação

Superlotar a sua agenda com inúmeras tarefas e de maneira desordenada pode gerar uma grande dor de cabeça. Por isso, separe os compromissos por dia, destaque com uma cor diferente as tarefas de maior urgência e, o principal: não torne a sua agenda um caderno de anotações, pois isso fará com que você coloque mais tarefas do que será capaz de cumprir. Ou seja, coloque no papel o que de fato precisa ser feito.

2. Faça a gestão dos compromissos para a organização da agenda

Uma das melhores técnicas para organizar a sua agenda é aprender a calcular o tempo de realização de cada tarefa. Assim, você não faz anotações desnecessárias, a sua rotina ficará otimizada e não gastará tempo de mais em determinadas ações, como o planejamento.

Outra dica é fazer legendas de status. Funciona da seguinte maneira: você define períodos (manhã, tarde, noite), etapas (iniciado, em andamento e concluído) e deixa sempre um espaço na frente do compromisso para inseri-las. Isso é fundamental para ter uma visão mais ampla de todos os afazeres.

Não se esqueça de dividir o dia da agenda por tipo. Ou seja, faça pequenos quadros com pendências, reuniões e tarefas de última hora. Assim, você não perderá nada importante e nem interromperá um compromisso em andamento por outro que pode ser adiado.

3. Revise os compromissos da sua agenda no dia anterior

Um dos segredos para uma rotina organizada é a revisão de todas as tarefas do dia anterior. Reserve sempre alguns minutos para organizar a agenda e, se possível, faça isso para uma semana inteira. Isso trará uma melhor produtividade para o seu dia a dia.

Lembre-se também de definir prioridades. Como acumulam muitas funções, os empreendedores podem realizar tarefas que nem compete a eles, o que gera um desperdício precioso de tempo. Por esse motivo, utilize métodos que permitam essa priorização, como o Getting Things Done (GTD).

4. Utilize as alternativas digitais

Muitas vezes, a desorganização acontece justamente devido ao uso incorreto da agenda. Se esse for o seu caso, que tal apostar nas agendas digitais? Você pode inseri-la no seu smarthphone, tablet e até mesmo no computador, garantindo mais assertividade e sistematização.

Existem diferentes apps no mercado, como, por exemplo, o Google Agenda, que além de ser uma ferramenta completa, é gratuita, e o Outlook Calendar. Os usuários de dispositivos da Apple têm, ainda, a opção do iCloud Calendar. Já para quem possui o sistema Android, existem alternativas como o aCalendar.

O importante é que, independentemente da sua escolha pela agenda, seja ela física ou virtual, que ela sempre acompanhe você pelos compromissos. Vale ressaltar que o sistema de organização deve ser de fácil compreensão para que, quando for preciso fazer alguma mudança, você esteja ciente sobre o que deve ser feito.

Esperamos que você tenha gostado das nossas 4 dicas de organização da agenda. Agora, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e ajudar outros empreendedores?